segunda-feira, 2 de julho de 2012

Temporada do Fondue




Um dos pratos mais disputados do inverno é o famoso fondue. Além das variações já conhecidas, como de carne, queijo e chocolate, é possível inovar nos acompanhamentos

Renata Del Vecchio 
Especial para O Vale
Alguns reconhecem o fondue como um prato romântico. Para outros, a receita de origem Suíça é sinônimo de pessoas reunidas em torno de uma mesa. Se está em busca de um cardápio que impressione no inverno, mas ofereça o mínimo de trabalho, eis aqui uma solução: os fondues. 
É só a temperatura baixar que os restaurantes começam servir a delícia, normalmente feita com mistura de queijos fundidos sobre uma lamparina. Apesar de ser um prato típico europeu, por aqui a receita já foi incorporada ao paladar dos brasileiros e ganhou variedade de sabores. 
Fondue de carne, frango, camarão, frutos do mar e até vegetariana. A clássica receita de queijo é preparada, pela grande maioria, com queijo gruyère, emental e gouda, além de uma dose de vinho branco seco. Luiz Alberto Schwertner, conhecido como o chef Beto da extinta Adega Alpino, destaca que o fondue de queijo da Suíça é feito com doses da bebida "kirsh" - resultado da destilação de uma cereja negra da Alemanha. 
"No Brasil é difícil encontrar essa bebida. Ela pode ser substituída por um vinho chardonnay branco", disse o chef que comanda a cozinha do Provence Bistrô, em São José. 
Antes do preparo de qualquer fondue, é quase que um ritual esfregar um dente de alho no fundo e na lateral da panela. "O principal segredo é utilizar queijos de boa qualidade. Tem gente que mistura qualquer variedade de queijo e não fica legal. Colocar parmesão então, nem pensar. A receita não adquire liga e fica borrachuda", afirma. 

Acompanhamentos. Além do pão italiano cortado em cubos, frios e conservas também acompanham bem o fondue. Experimente oferecer presunto cru, bresaola, salame e picles. Outros ingredientes como tomate cereja, batatinhas cozidas, brócolis, cenouras em formato de bolinha e champignons, são bem vindos. 
Um detalhe importante é deixar os acompanhamentos previamente cortados, de forma uniforme e no tamanho i deal para se espetar com o garfo. Esse cuidado garante toque especial à mesa. 
"Com os fondues salgados é interessante servir, por exemplo, uma batata gratinada com queijo o u maionese. Oferecer variedades de molhos, como agridoce, de ervas, picante ou ao curry, também conta muito, principalmente se o fondue for de carne", declara Beto.

Tentação. Geralmente onde acontece uma rodada de fondue salgado, também há opções doces, como o clássico fondue de chocolate e outras produções mais ousadas como o fondue de sorvete, de café e até goiabada. Os acompanhamentos favoritos são as frutas picadas, frutas secas ou em caldas, marshmallow, bolos e outros petit fours sortidos. 
"O fondue de chocolate é simples. Basta derreter porções chocolate meio amargo e ao leite em banho-maria, acrescentar creme de leite e depois, dose de conhaque. Quando a mistura tiver homogênea, transfira-a para o aparelho de fondue, mantendo em fogo bem baixo para não queimar o fundo", declara Beto. 

Toribinha Bar & Fondue, restaurante localizado em Campos do Jordão, já foi eleito pelo Guia Quatro Rodas como um dois seis do Brasil para se apreciar fondue; a receita mais pedida da casa é 'bourguignonne', que pode ser saboreada com 14 tipos de molhos

Fonte:ovale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário