quinta-feira, 1 de março de 2012

Conheça os segredos de maquiagem da pele negra

Veja quais os tons de base, sombras e blushes que deixarão o seu look perfeito


Quem acredita que a maquiagem para a pele negra exige cuidados com cores e tem regras específicas precisa rever seus conceitos. Ela segue as mesmas indicações dos demais tipos: existem opções que combinam mais que outras. O importante, no entanto, é conquistar um visual naturalmente belo.

A maior dificuldade do make para as morenas é achar a base no tom certo. Mas a indústria de cosméticos está sempre atenta às necessidades das mulheres e desenvolveu novos produtos que se ajustam mais facilmente à face e ainda evitam que a pele fique acinzentada.

A dica, porém, é testar diversas opções de marcas e cores, para ver quais combinam mais com seu estilo. E preste atenção: quanto mais escuro for o tom da pele, mais escuro também será o make.
Cuide bem da sua pele

Dizer que as peles negras não precisam de esfoliação, hidratação e proteção contra o sol é sinal de desinformação. Mesmo que elas sejam mais resistentes, ainda exigem esses cuidados.


Por isso, invista na limpeza, hidratação e nutrição do rosto pelo menos duas vezes na semana. Além disso, não saia de casa sem aplicar o protetor solar para evitar o aparecimento de manchas.
Escolha a cor certa

Existem tons que combinam melhor com a pele negra, enquanto outros precisam ser evitados.
Assim, na hora de começar a produção, opte por cores como berinjela, vermelho fechado, grafite, vinho, uva, azul profundo, rosa envelhecido e bordô.

As mulheres miscigenadas, com face mais clara, devem preferir tons que puxem para o marrom, como o chocolate, dourado, bronze e cobre.

Quem quiser iluminar o make pode usar batons e sombras com efeito metálico. Para o dia a dia, vale abusar das texturas foscas, que realçam o contorno do rosto com naturalidade.

O importante é ter em mente que nada é proibido. Dependendo da combinação, até as cores claras podem resultar em um visual iluminado que destaca a sua beleza. A regra principal é ousar sempre, até descobrir o que você prefere.
Base: a vilã da produção
Para quem tem a pela negra, o maior desafio será encontrar o tom de base correto. E é importante cuidar na escolha para não acabar com um visual pálido ou acinzentado.

Já é possível encontrar uma variedade grande de cores e marcas de bases para atender a esse público, mas nem sempre elas serão suficientes. Uma solução para você adequar o produto à face é misturar duas opções diferenciadas. Para ver se o resultado será o esperado, teste os cosméticos sempre no rosto, logo abaixo das maçãs, nunca nas mãos.

Um problema recorrente nas faces das morenas são as olheiras. O corretivo poderá suavizá-las, mas lembre-se de que escondê-las pode exigir uma camada muito grossa do produto, tirando a naturalidade do look.


O truque para camuflar as marcas de cansaço sem carregar a aparência é escolher corretivos com um tom mais claro que a pele. Em geral, os beges claros se adequam muito bem. Comece aplicando do canto dos olhos para baixo, espalhando com batidinhas do dedo anular.

Para esconder manchas ao redor dos lábios, testa e maçãs da face, prefira corretivos mais consistentes. Vale ressaltar que esses produtos exigem mais cuidado na hora de aplicar, pois tendem a tirar a naturalidade do look.

Para escolher o pó, você deve seguir as mesmas recomendações das bases. Ele precisa ser do tom exato do rosto para não deixá-lo com aspecto acinzentado.
Combine vários tons de sombra

A maquiagem para pele negra não precisa ter apenas tons de cobre ou marrom. É possível ousar principalmente nos olhos, experimentando roxo, azul ou prata.

O importante é combinar mais que uma cor de sombra, nunca utilizando apenas uma, exceto no caso do preto.

Uma sugestão de make para o verão que vem aparecendo principalmente no rosto das famosas é marcar bem o olhar com delineador e máscara pretos, mesclando com sombras douradas e vinho. O visual ficará elegante, marcado e, ao mesmo tempo, natural. Para combinar, reforce o traço da sobrancelha com produtos na cor café.

Nas pálpebras, evite usar iluminadores branco ou bege. Um truque bastante válido para iluminar e “abrir” o olhar é utilizar lápis bege na linha abaixo do olho, com um traço rente aos cílios.

Ressalte pontos fortes com blus


Assim como em outros tons de pele, o blush dá mais cor e aparência saudável à produção. Para as morenas, a dica é preferir as opções de terracota, bronze e vinho. O rosa queimado pode resultar em um visual delicado, principalmente nas miscigenadas.

Aplique o produto com pincel adequado, começando o movimento no sentido da orelha em direção ao nariz, sem deixar acúmulo de pó nas maçãs.
Batom: o toque final

No make para as negras, uma regra geral continua a valer. Se você ousou nos olhos, não faça o mesmo nos lábios e vice-versa.

Assim, opte por tons de pérola, rosa envelhecido ou mesmo por uma camada de corretivo para deixar a boca neutra.

Mas se a intenção for ousar nos lábios, tire os batons ameixa, morango e chocolate da gaveta. Sua produção vai ficar poderosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário