quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Boxe brasileiro cruza estilo com argentinas e britânicas em São Paulo

Argentinas, brasileiras e britânicas trabalharam juntas de olho na Olimpíada de Londres
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra


DANILO VITALDireto de São Paulo


O simples galpão de concreto do Clube Escola localizado em Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo, recebeu nesta semana um encontro de três estilos diferentes de boxe. O Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe) sediou sessões com atletas brasileiras, argentinas e britânicas, em trabalho que visa os Jogos Olímpicos de Londres.

Pela primeira vez, o boxe feminino será disputado em uma Olimpíada. Para poder tomar parte deste momento, as atletas só terão uma chance de classificação, no Mundial da modalidade, em maio - no caso das anfitriãs britânicas, a vaga já está garantida. Assim, as atletas tentam cruzar as habilidades em busca de uma forma mais completa de combate. "Estaremos preparados para todos os estilos", explicou Bob Dillon, técnico do grupo britânico.
Para os europeus, o período ainda ajuda a melhorar o físico, já que o sufocante calor do verão paulistano não deu trégua. "Viemos a essa região também para nos acostumar a isso, e é exatamente o que estamos fazendo", complementou o britânico, que viu suas atletas baterem com força nas brasileiras e argentinas. Essa é a personalidade do boxe do Reino Unido. "Elas são fortes na pancada mesmo", explicou a brasileira Roseli Feitosa.

Já as argentinas são velhas conhecidas de pan-americanos, mas os brasileiros ainda têm muito a aprender com elas. "A escola argentina tem sempre um trabalho diferenciado", apontou o técnico do Brasil, Cláudio Aires. "Elas têm mais ginga, se mexem mais", explicou Roseli, que tenta, ao lado das companheiras, absorver o máximo de informação: "é interessante mesclar os estilos. Pode ser que a gente se encontre com elas nas competições".

As equipes vão trabalhar juntas até 12 de fevereiro. Além de treinamentos conjuntos nos períodos da tarde, farão combates em dias específicos. O primeiro deles aconteceu na última sexta-feira, com vitória brasileira em quatro das cinco lutas. Clélia Costa, Roselaine Silva, Adriana Araújo e Roseli Feitosa triunfaram. Apenas Erica Matos foi derrotada, em confronto com Nicola Adams, da Inglaterra.

"Acho que está sendo um período muito bom, muito explicativo mesmo. A gente está cada vez mais aprendendo com elas, e com certeza elas também aprendem com a gente. É muito bom para a preparação visando o Pan-Americano (em Toronto, de 20 a 23 de março) e para o Mundial da China", apontou Adriana Araújo. "A expectativa é classificar atletas nas três categorias olímpicas (51kg, 60kg e 75kg)", afirmou Aires.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário